domingo, 23 de janeiro de 2011

A VOLTA DO J.R.

Em 04 de Outubro de 2009, fizemos nossa última publicação, já faz um tempinho, não? Alguns motivos contribuíram para isso, mas passaram, fizeram parte de um outro contexto, já até mesmo esquecido. O importante é que estamos voltando, alguns amigos nossos nos cobraram isso, e quem sabe, daí venha a motivação para a VOLTA DO J.R.
Nesta primeira postagem, gostaríamos para nossa reflexão, de publicar um texto em homenagem a um dos maiores escritores do século, o argentino, Jorge Luiz Borges, falecido na Suíça em 1987, denominado,
INSTANTES.

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido, na verdade bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico.
Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria em mais rios.
Iria a mais lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e menos lentilha, teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da minha vida; claro que tive momentos de alegria.
Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos.
Porque, se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos, por isso, não percas o agora.
Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um páraquedas; se voltasse a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas, já viram, tenho 85 anos e sei que estou morrendo.

Como responsável, escolhi esse texto, para marcar a volta do nosso blog, porque também muito me identifico com ele, às vezes, vivo igual a ele e, finalmente, porque é uma homenagem a vida! Joaquim.

2 comentários:

  1. Parabéns pela volta ao blog!

    Muito bom esse texto do Jorge Luiz Borges.


    O engraçado é que sempre tentei ser mais organizado, mais perfeito, levar as coisas mais a sério, mas minha vida nunca foi organizada. Nada que planejo dá certo. Por isso eu vou vivendo dia a dia, vendo como as coisas acontecem. E assim vou vivendo...

    ResponderExcluir
  2. Caro Jô,
    Hoje ando meio assim, tentando ser organizadinho com as coisas, e pasme, minha vida virou uma droga...
    Sabe quando eu fui realmente muito, mas muito feliz? Quando estava entre os 20 e 40 anos. Cara foi a vida mas feliz que alguém poderia ter tido. Sabe por quê? Porque nessa época eu nunca pensava que estaria vivo no dia seguinte. Verdade... eu não planejava nada, só vivia.
    Hoje aos 50, fico às vezes tentado a achar que se tivesse sido mais organizado teria uma vida melhor hoje. Mas no fundo sei que não é verdade... apenas sou vítima da média do pensamento da nossa sociedade de consumo...
    É melhor criar coragem, enquanto é tempo, e viver como antes.

    ResponderExcluir