segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A DONA IRBER...

Hoje, 28 de fevereiro de 2011, se, ainda estivesse com vida, Dona Irber estaria completando 92 anos de idade. Mas, como bem diz o salmista, "PRECIOSA É AOS OLHOS DO SENHOR A MORTE DOS SEUS SANTOS." E Deus a chamou, aos 88 anos de vida, em 31 de Agosto de 2007.

Segundo, Miriam, sua nora, ela afirma que, "nunca viu em toda sua vida, uma pessoa mais feliz que Dona Irber!" E, sabe era verdade, apesar das inúmeras adversidades que enfrentou na vida, desde a sua pobre infância, até seus últimos dias, sempre foi uma pessoa destemida, corajosa, leal, bondosa, trabalhadora, temperamental, bem verdade, mas alegre, temente a Deus e sempre disposta a ajudar o seu próximo! Dona Irber adorava o seu trabalho, amava aquilo que fazia, quer como auxiliar de Assistente Social, no Departamento Estadual da Criança, quer como parteira, quando muitos vieram a esse mundo pelas suas mãos, ou mesmo como auxiliar de Enfermagem, no Hospital "Presidente Dutra".

Mas, Dona Irber, também amava a vida! Por isso, tomamos a iniciativa de lhe prestar uma homenagem, transcrevendo um texto que ela escreveu para dedicar às mães:

MÃES

O Serviço Social do Departamento Estadual da Criança promoveu esta festa em vossa homenagem.

A comemoração deste glorioso dia em nosso país foi iniciativa do nosso saudoso ex-presidente Getúlio Vargas, que decretou feriado o segundo domingo de Maio em consagração a mãe brasileira.

O Serviço Social comemora essa data com grande alegria, pois a mãe é um dos esteios do lar.

Aproveitando a oportunidade, iniciamos esta grande festa, contando-vos uma historieta, que é real. De uma mãe que sacrificou sua vida, seu nome, pelo seu filho e não fez o aborto criminoso.

Esta mãe sofreu tantas angústias na sua gravidez. Procurou todos os meios que pudesse regularizar sua situação pelo matrimônio, mas não sendo atendida pelo pai do seu filho, preferiu enfrentar todas as consequências que sobreviessem devido a seu estado de gestação. Era ela pessoa de responsabilidade, com boas relações de amizade, porém preferiu enfrentar com dureza toda a situação, e depois apresentar seu filho. Esta mãe, não atendeu vários conselhos de pessoas amigas e inclusive do próprio pai mandando que fizesse o aborto criminoso para que não fosse repreendida pela sociedade.

Esta mãe dizia sempre: livrarei-me dos comentários, da sociedade, porém Deus sabe que serei uma assassina, tirando a vida da minha vida. Não aceitou tais conselhos. Procurou outros recursos e Deus lhe protegeu em tudo. Teve o seu filho, um lindo garoto, que é um encanto, alegria do seu lar! Vive para seu filho. Todas as humilhações e atrapalhações são recompensadas com as palavras do seu filhinho: mamãe eu te amo muito! Recebe beijos e mais beijos! Ela hoje é uma mãe feliz, muito feliz. Vale ressaltar aqui, minhas amigas, a dignidade e o caráter dessa mãe.

Esta historieta é um incentivo do Serviço Social para vós, apelando para que nunca façais o aborto criminoso. Hoje, no dia consagrado às mães, o Serviço Social rende esta homenagem, orientando-vos e educando-vos para que não sejais assassinas dos vossos próprios filhos. Felicidades para todas as mães, e que Deus abençoe todas!

E aprendam esta lição: que amar sofrer e vencer é uma virtude.

Mãe ser sublime, mãe vida dos vossos filhos, criem vossos filhos, que são vidas das suas vidas!

Tenho dito.

Irber Moraes Ribeiro de Sousa - Auxiliar de Assistente Social.

Hoje, Dona Irber, se não fosse a sua coragem, a sua fé, a sua determinação o seu exemplo e a sua confiança inabalável depositada no SENHOR, esse texto certamente não seria e nem poderia aqui ser transcrito.

Parabéns, pela data de hoje, e muito obrigado por ser "vida da sua vida"!

Joaquim.

2 comentários:

  1. Linda homenagem mesmo. Ao descrever sua mãe,você descreve a si mesmo,todas as virtudes e belezas que nós vimos nela ficaram registradas em você. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. parabens joaquim , sou aux de enfermagem e estudo serviço social , e posso dizer sem ter conhecido que dona irber , sera uma referência para mim.
    obrigado por dividir essa singela historieta conosco .

    ResponderExcluir